" Problemas não são obstáculos, mas oportunidades ímpares de superação e evolução."



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Estratégias de ensino

          No decorrer dos anos temos encontrado cada vez mais dificuldades para que nossos alunos  possuam uma aprendizagem significativa e tenham interesse em aprender o conteúdo, independente da matéria. Diante disso, tentamos encontrar e/ou apontar possíveis  responsáveis por tanto desinteresse dos jovens  pelo  estudo. A  culpa seria da família, do aluno, da escola ou dos  educadores?
          Ainda  não temos esta  resposta, porém com relação à escola, esta  tem obrigação de oferecer ao aluno um ambiente agradável e adequado para a realização das atividades aplicadas pelo  professor. E a  este  fica  o dever  de oferecer uma metodologia que  se enquadre no ambiente escolar do qual faz  parte, de maneira  que o aluno  se interesse em aprender.
          Professores reclamam  quanto a falta de recursos, mas existem várias técnicas que  podem ser utilizadas e independem de recursos, por exemplo: a música, charges, produção de textos pelos próprios alunos, debates, canto, enfim. Estas metodologias servem para  que o aluno  tenha maior interesse pela aula, que  deixa de ser uma  obrigação e passa a ser uma diversão, consequentemente isso gerará um maior proveito por parte  do aluno que  passa a  ter uma participação ativa e posteriormente  o que chamamos de aprendizagem  significativa, que é  quando o aluno entende realmente  o conteúdo e não apenas o decora.
          Utilizando o exemplo da música, sabemos que esta faz  parte da vida de crianças, jovens e adultos e pode ser aplicada  para atividades em várias matérias, como português e principalmente em conteúdos de língua estrangeira. Através da  música é possível discutir vários assuntos além de proporcionar debates a respeito das letras  das quais  pode se  aproveitar  para  por em discussão  o  preconceito, cultura, classe social, etc.
          Além disso, esta  atividade servirá  para estimular o senso crítico do aluno, que  passa a expor  e defender suas ideias sem medo de ser podado ou criticado. É fundamental  que todos participem ativamente das aulas, isso  irá  prepará-los para  a vida em sociedade.
          É importante salientar que  o  professor não deve perder o foco, que  é a aprendizagem. As vezes uma aula com métodos tradicionais pode apresentar  mais  evolução  do que uma aula diferenciada, cabe ao professor avaliar os  resultados dando continuidade ou não a metodologia utilizada.
         O que  o aluno precisa nos dias de hoje é de espaço para expor e defender suas ideias, suas próprias opiniões. A  partir do momento que  este percebe que  tem espaço e liberdade para suprir suas dúvidas e expor tudo que  pensa. Utilizando  de ferramentas  das quais estes alunos  têm interesse sua aprendizagem  será  apenas  consequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário