No decorrer dos anos temos encontrado cada vez mais dificuldades para que nossos alunos possuam uma aprendizagem significativa e tenham interesse em aprender o conteúdo, independente da matéria. Diante disso, tentamos encontrar e/ou apontar possíveis responsáveis por tanto desinteresse dos jovens pelo estudo. A culpa seria da família, do aluno, da escola ou dos educadores?
Ainda não temos esta resposta, porém com relação à escola, esta tem obrigação de oferecer ao aluno um ambiente agradável e adequado para a realização das atividades aplicadas pelo professor. E a este fica o dever de oferecer uma metodologia que se enquadre no ambiente escolar do qual faz parte, de maneira que o aluno se interesse em aprender.
Professores reclamam quanto a falta de recursos, mas existem várias técnicas que podem ser utilizadas e independem de recursos, por exemplo: a música, charges, produção de textos pelos próprios alunos, debates, canto, enfim. Estas metodologias servem para que o aluno tenha maior interesse pela aula, que deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma diversão, consequentemente isso gerará um maior proveito por parte do aluno que passa a ter uma participação ativa e posteriormente o que chamamos de aprendizagem significativa, que é quando o aluno entende realmente o conteúdo e não apenas o decora.
Utilizando o exemplo da música, sabemos que esta faz parte da vida de crianças, jovens e adultos e pode ser aplicada para atividades em várias matérias, como português e principalmente em conteúdos de língua estrangeira. Através da música é possível discutir vários assuntos além de proporcionar debates a respeito das letras das quais pode se aproveitar para por em discussão o preconceito, cultura, classe social, etc.
Além disso, esta atividade servirá para estimular o senso crítico do aluno, que passa a expor e defender suas ideias sem medo de ser podado ou criticado. É fundamental que todos participem ativamente das aulas, isso irá prepará-los para a vida em sociedade.
É importante salientar que o professor não deve perder o foco, que é a aprendizagem. As vezes uma aula com métodos tradicionais pode apresentar mais evolução do que uma aula diferenciada, cabe ao professor avaliar os resultados dando continuidade ou não a metodologia utilizada.
O que o aluno precisa nos dias de hoje é de espaço para expor e defender suas ideias, suas próprias opiniões. A partir do momento que este percebe que tem espaço e liberdade para suprir suas dúvidas e expor tudo que pensa. Utilizando de ferramentas das quais estes alunos têm interesse sua aprendizagem será apenas consequência.