" Problemas não são obstáculos, mas oportunidades ímpares de superação e evolução."



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Professor o eixo principal na educação

          Quando falamos em educação sempre concluímos com a visão de que o professor é o eixo principal de todas as situações vivenciadas dentro do ensino, resumidamente, podemos dizer que ele é o caminho para o sucesso escolar???
         O professor não é importante só pelo conteúdo que trabalha ou a maneira como trabalha com seus alunos, o professor é importante porque, muitas vezes, é a única pessoa que conhece seu aluno, seus problemas, suas dificuldades,etc. O professor é capaz de  observar todos, um a um e organizar estratégias para que todos compreendam a matéria. O professor não é um rei, um super-herói, ele é um ser humano, possui uma vida como todos nós, com problemas, sentimentos, medos, enfim, trás consigo uma bagagem de vivências que podem ou não interferir no desenvolvimento de seu trabalho.
          A educação inclusiva mexe com nossos professores, uns por serem muito sensíveis e se preocuparem com a aprendizagem e desenvolvimento destas crianças portadoras de necessidades especias(PNEs), outros por medo de lidar com o novo, outros por comodidade, etc. Não devemos culpar nossos educadores, pois a inclusão, assim como muitas outras mudanças na educação brasileira caiu como uma bomba dentro do sistema de ensino, isso porque estas vem repletas de propostas, porém sem nenhuma base. A base a que me refiro seriam seminários, cursos,etc relacionados à toda esta diversidade que vem acontecendo na educação, um  suporte e/ou podemos chamar também de preparação para que os professores tenham, ao menos, uma noção do que precisa ser feito.
            Vemos também que muitos de nossos educadores tentam, de todas as maneiras, lutar para que a educação inclusiva realmente aconteça na escola regular, porém não depende somente dele,e sim de uma série de fatores que influenciam e ajudariam neste trabalho, como por exemplo a disponibilização de materiais específicos para este tipo de atividade diversificada e o apoio da sala de recursos no turno inverso. 
               As preocupações são várias e não só pela parte do educador, mas da família que não está vendo a progressão da aprendizagem em seus filhos PNE. É importante sim que estas crianças convivam com outras ditas "normais", mas também não podemos deixar de lado a aprendizagem, pois esta será tão relevante quanto a socialização do aluno PNE.
           O educador não é um super-herói, mas torna-se o eixo de maior importância no sistema educacional pois ele, muitas vezes sozinho, é responsável pelos resultados positivos na educação e por ser ele o mediador destes resultados devemos nos preocupar para que tenham suporte para enfrentar todas estas mudanças. O professor não é contra a diversidade, mas é contra a falta de informação e de condições para que as mudanças ocorram.


          A educação inclusiva é uma batalha que ainda deve ser estudada e discutida, é uma batalha que ainda não está vencida.

Justificativa

Devido algumas mudanças fiquei afastada do blog, mas tentarei, na medida do possível continuar acrescentando experiências, dúvidas e opiniões à respeito da educação inclusiva, visando sempre a qualidade do ensino e do aprendizado de nossos alunos.